domingo, 11 de março de 2012

REFLEXÃO DA SEMANA

UMA MULHER TRABALHADORA

R E B E C A
LEITURA BÍBLICA: Gn 24.15

... saiu Rebeca... trazendo um cântaro ao ombro.

CERTO OU ERRADO, temos a tendência de avaliar o caráter de uma pessoa com base em nosso primeiro encontro com ela. Essa primeira impressão pode ser muito importante.
E não foi diferente quando o servo de Abraão viu Rebeca pela primeira vez. Cansado da longa viagem e incumbido de encontrar uma noiva  para Isaque , o único herdeiro das riquezas de Abraão e prometido por Deus. Eliezer aguardou à beira do poço. Aguardou e orou, pedindo a Deus que mandasse uma mulher que lhe oferecesse água para beber. E, antes que terminasse a oração ao Senhor, “saiu Rebeca [...] trazendo um cântaro ao ombro”.
Qual foi a primeira impressão que o servo de Abraão teve daquela jovem? Que efeito a encantadora Rebeca lhe causou à primeira vista?
Eliezer constatou imediatamente que Rebeca era uma mulher trabalhadora. Na hora certa, talvez duas vezes por dia, ela carregava seu pesado cântaro de barro até o poço da cidade para apanhar um pouco do precioso líquido e levava-o de volta para casa, dentro da cidade cercada por muros. Rebeca ajudava a cuidar de sua família levando regularmente a água de que todos necessitavam.
Minha querida, faça uma pausa agora e pense em Rebeca. Visualize suas extraordinárias qualidades de diligência e fidelidade. Observe  cuidadosamente seu trabalho incansável e sua humildade ao dispor-se a realizar uma tarefa reservada aos criados. Maravilhe-se diante de sua delicada habilidade de fazer qualquer trabalho que lhe pedissem. Admirem-se de seu coração prestativo, que colocava as necessidades de sua família acima de qualquer preocupação quanto ao que os outros poderiam pensar dela.
Você considera degradante o trabalho pesado? Acha que deve ser feito por outras pessoas, não por você? Detesta ter de arregaçar as mangas e trabalhar duro em alguma tarefa necessária? Aqui, na Bíblia,Deus elogia a encantadora Rebeca. Se você tem a tendência de menosprezar seu trabalho, permita que as opiniões de Deus acerca de suas belas servas, escritas em Provérbios 31, corrijam seu modo de pensar: “[Ela] cinge os lombos  de força e fortalece os braços... A força e a dignidade são os seus vestidos” (Pv 31. 17,25). Deus valoriza as mulheres trabalhadeiras e que servem a ele e às pessoas que ele coloca em seu caminho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário