domingo, 11 de março de 2012

Mulheres unidas em Cristo

buscando edificação...


... no relacionamento conjugal

TERCEIRA LINGUAGEM DO AMOR
Presentes
(parte 2)



A ENTREGA PESSOAL
Há um presente que muitas vezes fala mais alto que qualquer outro que se possa segurar. Eu o chamo de “entrega pessoal” ou “presente da pessoa”. Estar ao lado de seu cônjuge quando ele precisa é muito importante para alguém cuja principal linguagem do amor seja receber presentes.
Certa vez, Jan me disse:
- Meu querido, Don, gosta mais de futebol do que de mim.
- Por que você acha isso? – perguntei.
- No dia em que o bebê nasceu, ele jogou futebol. Eu fiquei na cama do hospital a tarde toda enquanto ele jogava – ela disse.
- Ele estava lá quando o bebê nasceu?
- Ah, sim. Ficou só até o bebê nascer e depois de dez minutos saiu para jogar. Fiquei arrasada. Era um momento tão importante da nossa vida. Eu queria tanto viver tudo aquilo com ele. Queria que ele estivesse lá, ao meu lado. Don me abandonou para jogar futebol.
Esse marido poderia entregar uma dúzia de rosas, mas elas não teriam falado tão alto quanto a presença dele no hospital ao lado da esposa. O “bebê” agora tinha quinze anos, e ela me contou sobre o incidente muito emocionada, como se tivesse acontecido ontem. Mais adiante, perguntei a ela:
- Você baseou sua conclusão de que ele ama mais o futebol que você nessa única experiência?
- Não – ela disse, - No enterro de minha mãe ele também jogou.
- Ele foi ao enterro?
- Ah, claro. Fomos ao enterro, mas logo que acabou, ele saiu para jogar. Eu não conseguia acreditar. Meus irmãos vieram para casa comigo e meu marido foi jogar futebol.
Mais tarde, perguntei a Don sobre esses acontecimentos. Ele sabia exatamente sobre o que eu estava falando.
- Eu sabia que ia trazer isso à tona – ele disse. – Eu estava lá durante o trabalho de parto e quando o bebê nasceu. Tirei fotos. Eu estava muito feliz. Mal podia esperar para contar para o pessoal do time, mas minha “bola murchou” quando voltei ao hospital naquela noite. Jan estava furiosa comigo. Não conseguia acreditar no que ela estava dizendo. Achei que se sentiria orgulhosa pelo fato de eu querer contar ao time.
Don prosseguiu:
- E quando a mãe de Jan morreu?
Provavelmente ela não lhe contou que eu tirei uma semana de férias antes da morte de minha sogra, passei a   semana toda no hospital e na casa da mãe dela fazendo consertos e ajudando. Quando ela morreu e o enterro acabou, senti que havia feito tudo o que estava ao meu alcance. Eu precisava respirar. Gosto de jogar futebol e sabia que isso me ajudaria a relaxar e aliviar um pouco e estresse pelo qual eu estava passando. Achei que ela quisesse me ver respirar um pouco. Achei que tinha feito o que era importante para ela, mas não era o suficiente. Jan nunca me deixou esquecer esses dois dias. Ela diz que gosto mais do futebol do que dela. Isso é ridículo.
Um marido sincero que falhou em entender o tremendo poder da presença. A presença dele era mais importante que qualquer outra coisa para ela. A presença física em tempos cruciais é o maior presente que você pode dar a seu cônjuge, se a principal linguagem do amor dele é receber presentes.
Se a presença física de seu cônjuge é importante para você, devo insistir que fale com ele a respeito disso. Não espere que ele leia seus pensamentos. Se, por outro lado, seu cônjuge lhe diz: “Quero muito que você esteja comigo esta noite, amanhã, esta tarde”, leve a sério esse pedido.
Quase tudo já escrito sobre o tema do amor indica que, no âmago desse sentimento, há um espírito de entrega pessoal. Todas as cinco linguagens do amor nos desafiam a entregar algo a nosso cônjuge. Para alguns, porém, receber presentes – símbolos visíveis de amor – fala mais alto.
Se a principal linguagem do amor de seu cônjuge é receber presentes:
o  Tente vários presentes: deixe uma caixinha com doces para seu cônjuge de manhã (uma barrinha de cereal, se ela está cuidando da saúde), mande flores à tarde (a menos que seu cônjuge seja alérgico); presenteie com uma roupa à noite, um jantar a dois, uma volta pelo quarteirão, vá ao cinema, teatro, convide seu cônjuge para dançar.
o  Faça um presente para seu cônjuge: Planeje um horário para orar juntos, borde o nome dele numa toalha de banho, faça um porta retrato bem bonito com a foto sua e dele, prepare uma cesta de café da manhã com os alimentos que ele goste, à noite quando ele chegar do trabalho cansado, faça uma massagem relaxante e aromatizada, presenteie seu cônjuge com um roupão personalizado, prepare uma refeição que ele goste, arrume a mesa do jantar com uma toalha limpa, flores, receba seu cônjuge com alegria e carinho, depois de um dia cansativo de trabalho, presenteie com sua presença(bem vestida, cheirosa); em fim, seja criativa(o).
o   Dê ao seu cônjuge um presente por dia durante uma semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário