domingo, 18 de março de 2012


REFLEXÃO DA SEMANA


MAIS DO QUE O NECESSÁRIO

R E B E C A
LEITURA BÍBLICA: Gn 24.19

... Tirarei água também para os teus camelos...

                                  
JESUS DISSE ÀS PESSOAS que estavam ouvindo o Sermão do Monte: “Se alguém te obrigar andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede” (Mt 5.41,42). Milhares de anos antes de o filho de Deus ter pronunciado essas palavras, Rebeca estava pondo o princípio em prática.
A cena inicia-se com um homem idoso e seus dez camelos sedentes aguardando perto de
um poço em uma cidade da Mesopotâmia. O homem viajara oitocentos quilômetros até a cidade da família de Abraão para encontrar uma esposa para o filho único de seu patrão. “Ó Senhor [...] rogo-te que me acudas hoje”, ora o servo, exausto. Antes de ele pronunciar o “amém” ao seu pedido, a bela Rebeca chega ao poço com um cântaro vazio em busca de água para a sua família.
Eliezer, o servo fiel, corre apressado ao encontro dela e diz:

 “Dá-me de beber um pouco da água do teu cântaro”. Qual foi a reação de Rebeca? Sempre graciosa, prestativa e compassiva, ela lhe diz: “Bebe, meu senhor”. Em seguida, ela se mostra mais prestativa ainda: “Tirarei água também para os teus camelos, até que todos bebam”.
Quantos cântaros de água você acha que Rebeca teve de tirar do poço para satisfazer a sede de dez camelos? Um camelo é capaz de beber mais de noventa litros de água após uma longa viagem. Não obstante, a generosa e laboriosa Rebeca apressou-se e correu várias vezes até o poço para saciar a sede dos animais exaustos. Rebeca caminhou muitas “milhas a mais” naquele dia extraordinário!As atitudes e ações de Rebeca, demonstradas naquele dia à beira do poço, são qualidades cujo preço é incalculável. Seu espírito servil brilhou como o sol, revelando a bondade e a sinceridade de seu coração. Ela foi atenciosa, ciente de que alguém necessitava de seus serviços, disposta a ajudar e generosa. Dar de beber ao homem cansado atendeu apenas a uma parte de suas necessidades. Portanto, Rebeca rapidamente serviu água aos seus animais também.
Que tal você seguir hoje o belo exemplo de Rebeca e ficar atenta para saber se há alguém precisando de alguma coisa a fazer mais do que o necessário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário