sábado, 4 de fevereiro de 2012

Mulheres unidas em Cristo

      buscando edificação...

                                      

... no relacionamento conjugal

PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR
Palavras de afirmação
(parte 3)


Palavras de humildade

O amor pede, não exige. Quando exijo determinadas coisas de meu cônjuge, a relação se torna equivalente a dos pais com os filhos. Acontece que no casamento somos iguais, parceiros adultos. Com certeza, não somos perfeitos, mas somos parceiros e somos adultos. Se temos a intenção de desenvolver um relacionamento íntimo, precisamos conhecer os desejos um do outro. Se queremos amar um ao outro, precisamos saber o que a outra pessoa deseja.
         Contudo, a maneira como expressamos esses desejos é muito importante. Se eles nos chegam na forma de exigências, acabamos com qualquer possibilidade de intimidade e afastamos nosso cônjuge. Mas, se expressamos nossas necessidades e nossos desejos em forma de pedidos, estamos mostrando uma direção, e não dando um ultimato.

DIALETOS VARIADOS
Palavras de afirmação constituem uma das cinco linguagens básicas do amor, mas dentro dessa linguagem existem vários dialetos. Já discutimos alguns, e há muitos outros. Livros inteiros e inúmeros artigos já foram escritos sobre esses dialetos. Todos eles têm em comum o uso de palavras de afirmação do valor do cônjuge. Quando você assistir a uma palestra sobre o amor ou ouvir um amigo dizer algo positivo a respeito de outra pessoa, escreva essas coisas. Com o tempo, passará a dispor de uma boa lista de palavras para usar na hora de comunicar amor a seu cônjuge.
         Você também pode tentar o uso de palavras de afirmação indiretas, ou seja, dizer coisas positivas sobre seu cônjuge quando ele não está presente. Alguém vai acabar contando a ele e você vai receber todo o crédito pelo amor. Conte à sua sogra como seu marido ou sua esposa é incrível. Quando ela contar ao seu cônjuge o que você disse, os elogios serão potencializados e você vai ganhar ainda mais pontos.
         Do mesmo modo, elogie seu cônjuge quando ele estiver diante de outras pessoas. Quando você for elogiado por algo que tenha feito, certifique-se de compartilhar isso com seu cônjuge. Há ainda a possibilidade de tentar escrever palavras de afirmação. Palavras escritas têm a vantagem de poderem ser lidas repetidas vezes.
Se a principal linguagem do amor de seu cônjuge são palavras de afirmação:
. Lembre-se: as palavras são importantes!
. Escreva uma carta de amor.
. Estabeleça a meta de elogiar sua esposa ou seu marido todos os dias durante um mês.

Mulheres "Unidas em Cristo" em busca de sabedoria para edificar a sua casa.

"Bem aventura a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por ele na opção de vida".

Edifique-se com o programa: The Love School (Escola do Amor) onde Cristiane Cardoso e Renato Cardoso trazem conselhos eficazes para ajudar o seu relacionamento.

                     Cobranças no relacionamento

O casamento é uma dança.
Ele move, ela move.
Aprenda a dançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário