domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mulheres unidas em Cristo

      buscando edificação...

                                      

... no relacionamento conjugal

SEGUNDA LINGUAGEM DO AMOR
Tempo de qualidade
(parte 1)

"Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas".

Sociedade de Senhoras "Unidas em Cristo"

Nossa presidenta e auxiliadora na administração deste blog

Quando sento no sofá com minha esposa e concedo a ela vinte minutos de atenção exclusiva e ela faz o mesmo por mim, estamos dando um ao outro vinte minutos de nossa vida. É uma forma poderosa de comunicar amor.                                 
JUNTINHOS
Um aspecto central da questão do tempo de qualidade é aproveitar cada oportunidade para estar juntos. Não estou me referindo à proximidade física. Duas pessoas sentadas em um mesmo ambiente estão muito próximas uma da outra, mas não necessariamente juntas. Estar juntos tem a ver com atenção concentrada. Quando um pai está sentado no chão jogando bola com seu filho de dois anos, a atenção desse homem não está concentrada na bola, mas em seu filho. Por aquele breve momento, dure quanto durar, eles estão juntos. Se, porém, o pai está falando ao telefone enquanto joga bola, sua atenção se diluí.
Do mesmo modo, quando o marido e a esposa estão caminhando e desejam fazer daquela ocasião um tempo de qualidade genuíno, eles não se concentram no exercício propriamente, mas no fato de estarem passando tempo juntos. O que acontece na dimensão emocional é o que importa de fato.
 
DIÁLOGO DE QUALIDADE
Assim como acontece com as palavras de afirmação, a linguagem utilizada durante esse tempo de qualidade também tem muitos dialetos. Um dos mais comuns é a conversa de qualidade. Com essa expressão eu me refiro a um diálogo harmonioso em que duas pessoas compartilham experiências, pensamentos, sentimentos e desejos em um contexto de amizade, sem interrupções.
A conversa de qualidade é bem diferente da primeira linguagem do amor. Palavras de afirmação se concentram naquilo que estamos dizendo, enquanto o foco da conversa de qualidade é aquilo que estamos ouvindo. Se a minha maneira de demonstrar o meu amor por você é por meio de tempo conversando, isso significa que vou me concentrar em ouvir com interesse tudo o  que você tem a dizer.
Todo relacionamento exige atenção solidária com o objetivo de entender os pensamentos, sentimentos e desejos da outra pessoa. Aprender a ouvir pode ser tão difícil quanto aprender uma língua estrangeira, mas é necessário quando queremos comunicar amor. A seguir, você encontrará uma lista de dicas sobre como saber ouvir:
1.   Olhe nos olhos de seu cônjuge enquanto ele estiver falando.
2.   Não se ocupe com outra coisa quando seu cônjuge estiver falando.
3.   Mostre sensibilidade quanto aos sentimentos dele.
4.   Observe a linguagem corporal.
5.   Evite interrompê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário