sábado, 4 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO DA SEMANA



AS DIFERENTES ÉPOCAS DA VIDA


S A R A
LEITURA BÍBLICA: Gn 23.1

Tendo Sara vivido cento e vinte sete anos...



VOCÊ SABIA QUE SARA é a única mulher que tem a idade mencionada na Bíblia? Deus diz: “Sara viveu cento e vinte e sete anos; esses foram os anos da vida de Sara”. Imagine quantas oportunidades surgiram no decorrer das diferentes épocas da longa vida de Sara!
·        Primeira, a época de partir: Como deve ter sido difícil para a bela e educada Sara partir de Ur, sua terra natal, uma cidade de cultura avançada (Gn 12.1). Não obstante, Deus, por meio de Abraão, pediu a Sara que deixasse para trás todo o esplendor do exuberante vale do rio Eufrates e percorresse um deserto árido na companhia de seu marido em obediência de Deus.

·        Segunda, a época de aprender: Uma das lições aprendidas por Sara foi seguir seu marido enquanto ele seguia a Deus “sem saber aonde ia” (Hb 11.8). Em sua obediência, ela perambulou por sessenta anos, sem ter uma casa onde morar.
Aprender a esperar também deve ter sido difícil para aquela impaciente esposa que maquinara um plano para Abraão ter um filho com sua criada, Hagar(Gn 16.2).
Em seguida, houve a difícil incumbência de aprender a confiar na promessa de Deus, proferida reiteradas vezes, de que ele lhe daria um filho. Durante aqueles 25 anos de espera, a confiança/fé de Sara fraquejou e vacilou (Gn 18.12).
·        Terceira, a época de confiar: Sara também foi a única mulher da Bíblia a ser levada duas vezes para o harém de um líder pagão! Na primeira vez, Abraão disse ao faraó do Egito: “Ela é minha irmã” (Gn 12.19). depois, ele repetiu a mentira ao rei Abimeleque (Gn 20.5). Sozinha e afastada de seu marido, Sara aprendeu a confiar em Deus. Aprendeu que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46.1).

·        Finalmente, a época de amar: Em sua bondade, e no tempo certo, Deus finalmente presenteou a nonagenária Sara com Isaque, seu filho legítimo (Gn 21.7). Como deve ter ela valorizado cada segundo dos 37 anos durante os quais lhe coube o privilégio de ser uma mãe extremamente dedicada a seu filho.
Que época da vida você atravessa neste momento?
Quantas oportunidades surgiram no decorrer das diferentes épocas da sua vida?
Você já teve que deixar sua terra natal, para acompanhar seu marido para um lugar incerto?
Que lições você tem aprendido no decorrer da sua vida?
Você já passou algum período da sua vida Sozinha, afastada de seu marido, da sua parentela, chegando ao ponto de se sentir abandonada? O que pensou e fez?
Você tem valorizado cada segundo das diferentes épocas da sua vida?
Reflita e aprenda com as lições extraídas da vida de Sara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário