domingo, 23 de outubro de 2011

REFLEXÃO DA SEMANA:

Quais são os benefícios das nossas provações?

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,...(Tg 1.2)


Tiago, filho de José e Maria, e portanto, irmão do Senhor Jesus,  em sua epístola no capítulo 1.2-4,  escrita às doze tribos que se encontram na Dispersão, ou seja,  judeus e gentios crentes em Cristo, que assim se tornaram o verdadeiro Israel de Deus, tem como tema central a religião pura, a religião do divino amor experimentado no coração; e nos mostra que a religião pura é testada pelas provas nos fiéis; portanto, Tiago nos ensina que a provação não é sem razão na vida do cristão, mas ela tem um propósito que nos beneficia.
Ela gera perseverança ou constância e quando a perseverança completa sua ação, ela produz maturidade ou perfeição, produz também integridade e nos torna em nada deficientes.É importante ressaltar que o teste se mostrará eficaz em produzir perseverança se encararmos a provação como motivo de alegria, do contrário, não crescemos em perseverança, mas crescemos em murmuração, lamento, rancor, ira, mau humor, medo, desconfiança ou falta de fé.Portanto, seja qual for a nossa provação – a espiritual, a moral, a econômica e até mesmo perseguição por causa do Evangelho de Jesus - devemos ter uma atitude que, com certeza, seja totalmente diferente daquela que o mundo esperaria. E a atitude que precisamos aprender a ter é a de “toda alegria”, É essa atitude que o Senhor Jesus espera de nós, não uma atitude de desespero, mas de confiança; não uma atitude de fracasso, mas de crescimento. Seja qual for a nossa provação podemos nos voltar para o Senhor confiantes, alegres e certos que Ele tem nos julgado dignos de provação. Pois pela provação, Ele está testando nossa fé. Para que pelo teste, possamos aprender a perseverar. E perseverando, possamos nos tornar pessoas maduras, íntegras e sem qualquer falta em nossa vida.
Portanto, com toda alegria devemos enfrentar as provações, confiantes de que não estaremos sozinhos, temos um socorro bem presente, Jesus Cristo, pois a palavra de Deus nos promete isto: “ Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. (1Co 10.13).

Por Aloisia Novais, Jequié-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário