segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Estudo da  escola bíblica dominical
Exposição de 1João 2.1-11
Os efeitos da obediência aos mandamentos de Cristo
·        Leva-nos a triunfar sobre os pecados:
·     Jesus é Advogado: “Meus filinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo.” (1)
A ordem do apóstolo é para que não pequeis, ou seja, “o pecado na vida do crente deve ser um acidente e não um hábito, uma prática” (LOPES, p 80). Se, porém, o cristão pecar, “Jesus Cristo, o justo”(natureza humana, oficio messiânico e caráter perfeito) intercede junto ao Pai para que sejamos perdoados.
·     Jesus é propiciação: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” (2)
O pecado afasta o homem de Deus e resulta em condenação eterna. Deus é justo e é necessário que a justiça de Deus seja satisfeita na condenação do pecado. Deus, por amor ao homem enviou Cristo como propiciatório, ou seja, Jesus através de seu sacrifício tornou Deus favorável a nós.
·        Conhecemos a Deus: “Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos” (3)
O conhecimento de Deus é revelado através de Jesus Cristo. E conhecê-lo é experimentar o amor de Jesus e devolver esse amor em obediência. É uma relação de amor, obedecemos porque queremos, porque amamos ao Pai. (Jo 14.15).
·        O amor de Deus é aperfeiçoado na vida do cristão: “Mas se alguém obedece a sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado...” (5)
O cristão que obedece ao Pai, que pratica atos de acordo com a Palavra de Deus, prova que ama a Deus. E esse amor a Deus é aperfeiçoado, ou seja, melhorado no desenvolvimento da vida cristã.
·        Nos torna semelhante a Cristo: “[...] deve andar como ele andou.” (6)
Cristo é o nosso exemplo de caráter cristão, devemos segui-lo fielmente vivenciando suas qualidades, tais como: humildade, submissão a Deus, amor ao próximo, dentre outras, e desta forma sabemos que estamos nele.
·        Cultiva a fraternidade: “Quem ama seu irmão permanece na luz...” (10)
·     Amor (antigo mandamento, 7): “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19.18): o mandamento que os cristãos já conheciam.
·     Amor (novo mandamento, 8):”Um novo mandamento lhes dou: amem uns aos outros. Como eu vos amei” (Jo 13.34): Novo na qualidade, o padrão do nosso amor para com o próximo agora é mais excelente é exatamente o modelo de amor de Cristo.
·     Permanece na luz: Se andarmos na luz temos comunhão com Deus e com o próximo (1. 6, 7), assim não há razão para tropeçarmos, isto é, para pecarmos.
Os efeitos da desobediência ao mandamento de Cristo
·        Mentiroso: “Aquele que diz: “ Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele.”(4): Característico da pessoa que tem um discurso e faz exatamente o contrário, essa pessoa evidentemente é mentirosa e não tem a verdade de Deus.
·        Não cultiva a fraternidade: “Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.” (9)
·                   Odeia seu irmão: O ódio é característico das trevas, não pode sobreviver na luz. Sendo assim, a pessoa que prática o ódio nos seus relacionamentos pessoais demonstra que:
·     Está nas trevas (9): Trevas, escuridão moral e espiritual. Quem está nessa condição não tem comunhão com Deus.
·     Anda nas trevas: ”[...] está nas trevas e anda nas trevas...” (11): Não tem Jesus como exemplo de vida, seu caráter está depravado e peca deliberadamente.
·      Estão cegos (11) “[...] não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram...”: Quem odeia seu irmão está em trevas, logo não tem a luz de Cristo para conduzir a vida moral e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário