domingo, 30 de outubro de 2011

REFLEXÃO DA SEMANA:

Como obter sabedoria?(30.10)

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. (Tg 1.5)

A intenção de Tiago ao escrever sua carta foi ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações a que estavam expostos, buscando ao mesmo tempo, o alvo da maturidade cristã. Ele ensinou(1.2-4) que as provas são compatíveis com a fé cristã, são variadas, passageiras e pedagógicas, Tiago nos mostra também como viver com sabedoria neste mundo, ao meio dessas provas.
Sabemos que é inevitável pecar enquanto estivermos neste mundo; mas não devemos viver em pecado; deliberadamente entrar em contato, nos envolver ou imitar os que amam o mundo, para não compartilharmos sua sorte. Antes, devemos evitá-los para que não recaiam sobre nós tentações - desejos do coração.
Feliz o homem que acha sabedoria (Pv 3.13)“eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o afastar-se do mal é o entendimento”. E esta sabedoria é tida como loucura aos olhos do mundo. Os que amam o mundo buscam inimizade com Deus, como pode então receber sabedoria de Deus? O senhor nos dá a verdadeira sabedoria mediante a palavra que procede da Sua boca e o caminho para se obter a verdadeira sabedoria é a comunhão com Deus; e para alcançarmos esta comunhão devemos evitar o pecado, pois o pecado nos rouba esta comunhão e nos afasta de Deus.
Tiago diz no capítulo 1.5-8, que há três passos para conseguirmos essa sabedoria, o primeiro, é pedirmos; o segundo, é pedirmos a Deus; o terceiro, é pedirmos com fé.
Então, se nos falta sabedoria e, consequentemente, sofremos dos problemas causados por nossa estupidez, cabeça dura, orgulho e vícios, devemos buscar com fé, a sabedoria que Deus dá livremente. Podemos ter plena confiança que nossa oração não será ignorada. Pois da mesma forma que um pai  jamais negará comida a um filho, mesmo ele sendo mau e imperfeito, Deus, que é perfeito, jamais deixará de nos dar coisas boas e, principalmente, sua sabedoria. Por que Deus é Deus generoso. Ele nos concede sabedoria sem restrições de forma liberal. Esse presente está condicionado ao caráter do próprio Senhor que dá de boa vontade, assim como Ele fez com Salomão, presenteando-o de forma tão abundante. “Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar”. (1Re4.29)
O dia que reconhecermos a sabedoria divina como luz para os nossos caminhos e desejá-la acima das demais coisas da vida, tenha certeza que Deus concederá para quem assim a procura.

Aloisia Novais Souza, jequié-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário