terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pão Diário


Os netos (12.10)
LEITURA BÍBLICA: 2 Crônicas 12.12-14

...que ensinassem aos seus filhos, de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que nasceriam... (Sl 78.5-6)

Dou graças a Deus pelos meus avós porque conduziram ambos os meus pais ao evangelho de Cristo. Fui criado no temor de Deus e pela fé em Cristo tornei-me filho de Deus. Hoje sinto alegria imensa em ver meus netos criar seus filhinhos no evangelho. Sinto tristeza quando vejo nosso mundo cheio de “netos” que não seguem o evangelho – e outros que nem ouviram falar de Cristo.
O rei Roboão da nossa leitura era neto do rei Davi, que seguiu o caminho de Deus sinceramente. No entanto, Davi sofreu uns lapsos na criação de seus filhos. Salomão, seu sucessor, deu prioridade às coisas materiais, inclusive às riquezas. Isso pode ter contribuído para seu filho Roboão afastar-se de Deus e casar-se com uma pagã. Apesar de ser poupado quando se humilhou, o resumo de sua vida e reinado foi: “Ele agiu mal, porque não dispôs o seu coração para buscar o Senhor”. Triste história de um neto daquele que deixou o modelo de reinar no temor do Senhor.
Na falta de um pai cristão, a mãe temente a Deus pode esforçar-se em conduzir os filhos a Cristo. Criado na fé sincera de sua mãe e avó, Timóteo abraçou a mesma fé (2Tm 1.5). Levado “segundo a instrução e o conselho do Senhor” (Ef 6.4), tinha razão de louvar ao Senhor pela genitora e avó que lhe deram um ambiente sadio no lar. A chave do êxito para qualquer tarefa na vida, inclusive a de conduzir os filhos e netos no caminho certo, é buscar o Senhor. Entende-se com isso: ler a Bíblia e obedecer aos seus ensinos, e orar fervorosamente para que os filhos e netos venham a conhecer o Senhor como Salvador pessoal. É lidar com paciência, compreendendo cada filho nas fases do seu desenvolvimento.  Deus é fiel para dar sabedoria necessária na hora precisa quando buscamos sinceramente, ainda que seja com lágrimas. “Podemos, pois, dizer com confiança: O Senhor é meu ajudador”. (Hb 13.6)

                    Teodoro Laskowski, Abbotsford, Canadá

A experiência do amor de Deus é a melhor herança para os filhos.

Sofrer para quê! (11.10)
LEITURA BÍBLICA: 2 Tessalonicenses 1.3-5

Todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. (2Tm 3.12)

A perseguição do cristão é um tema de que pouco se fala entre nós no Brasil. O fato é que não sabemos bem o que fazer com ele, porque parece que aqui não existe perseguição de cristãos. Pelo contrário: em geral, o evangelho é recebido com simpatia e, desde que os chamados evangélicos começaram a aumentar muito em número, passaram a ser cortejados pela política e pelo comércio. Como fica então nosso versículo-chave de hoje? Alguns podem até achar que ele não vale para nós, outros desconfiam que falta santidade aos cristãos brasileiros (se bem que geralmente só aos outros), e há até quem passe a se comportar de algum modo extravagante para com isso provocar a perseguição e “completar o quadro”. A verdade, porém é, que, apesar de a situação dos cristãos no Brasil realmente ser muito tranqüila – circunstância que deveríamos aproveitar a gratidão para difundir o evangelho – quem realmente leva a vida cristã a sério fica excluído de muitas das práticas e jeitinhos que costumam lubrificar nossa vida social e assim, como um eixo de máquina sem óleo, se arranham e machucam por amor a Cristo. Na nossa leitura, Paulo mostra um pouco do sentido disso: os incômodos do cristão por conta de sua fé promovem o crescimento dessa fé e do amor, ao contrário do que ocorre com quem sofre sem essa base – este só terá motivos para queixar-se. Com isso, os incômodos, restrições e apertos a que nos submetemos põem em evidência a justiça de Deus e servem de alarme para a consciência dos outros. Quando assim o sofrimento com a perseguição destaca a justiça de Deus, ele é glorioso, enquanto fugir dele aderindo às práticas injustas do mundo faz mal à saúde cristã, e inventar meios de sofrer só para preencher o currículo cristão não passa de tolice. Como será hoje seu dia diante disso?

                            Roland Korber, São Paulo-SP

Para o seu próximo poder enxergar a justiça de Deus, até vale a pena sofrer.

 
Hoje é o dia! (10.10)
LEITURA BÍBLICA: 2 Tessalonicenses 1.5-10

 O dia do Senhor está chegando. Está próximo. (JI 2.1)
Acordei alegre! “é hoje” pensei. E eu sabia que minha noiva também se levantaria com a mesma expectativa de realizarmos nosso sonho de muitos meses. Agora chegou nosso dia! Todos os dias especiais gravam-se na memória: o primeiro dia na escola primária; o início de um novo emprego; receber alta do hospital depois de uma longa recuperação; a colação de grau e, em alguns casos quando alguém vence nas eleições.
Datas são marcadas por alguém. Mas há uma data que ninguém pode marcar no calendário – o dia da vinda do Senhor Jesus Cristo. Segundo nossa leitura, será um dia de alívio para todos os perseguidos por amor de Cristo. Em um abrir e fechar de olhos, todos os fiéis a Cristo, tanto vivos como mortos, serão levados por ele para gozar o seu prêmio eterno (1Ts 4.13-18). Naquele dia Cristo fará justiça a todos os seus que foram injustiçados, e enxugará toda a lágrima. Porá fim a toda a desordem trazida através dos séculos por satanás, o seu arquiinimigo perene. Você sabe se será incluído entre os salvos? Tal certeza vale mais que todas as riquezas deste mundo.
O mesmo dia do Senhor será lembrado eternamente pelas pessoas que não creram nele. Jamais se esquecerão do dia que fechou a sua oportunidade de arrepender-se dos pecados e buscar a Deus sinceramente. Para aqueles que se julgavam superiores, com poderes para maltratar e até matar os que amavam a Jesus, será um dia de grande surpresa quando num momento serão destituídos de todos os seus poderes. O orgulho se transformará em vergonha, que só aumentará seus sofrimentos nos horrores do inferno.
Diante disso, temos motivo de deixar a luz do nosso testemunho brilhar neste mundo tenebroso. Diante da possibilidade de Cristo voltar, aproveitemos cada oportunidade que o Espírito Santo nos der (Ef 5.16). O dia está próximo!
      Teodoro Laskowski, Abbotsford, Canadá
Hoje é o dia para se preparar para o maior dos dias.


Acaso?(09.10)
LEITURA BÍBLICA: Ester 3.1-9

Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?(Et 4.14b)

Muitas vezes nos desapontamos quando nossos planos não saem como o esperado, quando tudo dá errado, ou quando não sabemos mais como agir. Ficamos sem entender a razão pela qual Deus permite que aconteça algo diferente do que programamos tão bem, e que tinha tudo para dar certo, mas não deu. No salmo 37.5 está escrito: “Entregue o seu caminho ao Senhor confie nele e ele agirá”. Deus sabe o que é melhor para cada um. Ele só está esperando que lhe confiemos a direção das nossas vidas. Há um ditado popular que diz: “Quando Deus fecha uma porta, abre uma janela”. Isso é verdade! Além disso, muitas vezes a passagem através da janela apresenta revelações que não esperávamos encontrar. A vontade de Deus é sempre o melhor para nós! Assim, se lhe entregarmos nossos planos, ele mostrará seu propósito para cada um deles. Não existem coincidências para Deus. Tenho uma amiga que costuma usar a palavra “Jesuscidência” quando percebe claramente a mão de Deus agindo em determinada situação. Seu vocabulário é estranho, mas o sentido que ela lhe dá é bem real: Jesus está no controle.
Ester, prima de Mardoqueu, fora escolhida como rainha entre as mulheres mais bonitas do reino. Ela ainda não sabia, mas Deus queria usá-la para salvar as vidas de seus compatriotas, como se narra depois da leitura de hoje. Não foi por acaso. Muitas vezes não entendemos a razão de nossos planos não acontecerem da maneira como gostaríamos, mas conseguimos perceber mais adiante que Deus tinha um propósito claro para a mudança. Devemos aprender a descansar no Senhor e deixá-lo guiar todos os nossos passos, não apenas alguns. Fazendo isso, os desejos do nosso coração serão realizados, pois virão do próprio Deus. Lembre-se, se você entregar seus planos ao Senhor, toda vez que algo sair diferente do planejado, pode se preparar, porque vêm boas novas de Deus por aí! É só confiar.

     Antonio Renato e Ana Cláudia Gusso, Curitiba-PR

Para Deus não existe casualidade, tudo está de acordo com seu propósito!
 

Angústia!(08.10)
LEITURA BÍBLICA: Salmo 50. 14-15

Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem. (Sl 60.11)

A quem você recorre quando está angustiado? Segundo o dicionário, angústia é aflição demasiada do corpo, da mente ou do espírito; tristeza, remorso ou desespero excessivo.
Quem já não passou por algo assim?
Creio que todos nós temos momentos em nossa vida quando ficamos angustiados por alguma razão específica, ou algumas vezes até sem sabermos o porquê de estarmos assim.
Parece que o coração vai explodir.
Sentimo-nos sozinhos, abandonados. Sentimo-nos perdidos e não sabemos direito o que pensar de qualquer situação que está à nossa frente. Dependendo do caso, não enxergamos perspectiva para o futuro próximo. Enfim, é uma situação que nos deixa confusos. O que fazer nesses momentos?
Precisamos buscar a ajuda do único que verdadeiramente pode nos ajudar – Deus.
Precisamos literalmente proclamar a vitória de Jesus Cristo sobre toda e qualquer situação de angústia. Por que fazer isto? Porque é somente nele que temos a vitória, pois ele passou por isso, principalmente lá no Jardim do Getsêmani, um pouco antes de ser preso, julgado e crucificado. Não só podemos, como de fato devemos buscar a ajuda em Jesus, pois ele sabe o que estamos passando. Ele sabe o que sentimos e conhece as nossas limitações humanas. Além do mais, ele nos convida a deixar com ele tudo aquilo que nos cansa, desgasta e faz sofrer. Ele quer libertar-nos de tudo isso. Se deixarmos, ele o fará.
O salmista Davi confirma do salmo 86.7 que Deus o atendia nas suas angústias: “No dia da minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás”. Não tente enfrentar suas angústias sozinho pois você não tem forças suficientes para isso. Clame a Deus. Peça ajuda a ele. Clame pela vitória que temos por meio de Jesus Cristo e veja como Deus age e nos liberta da angustia!
Deus é fiel, Ele não nos abandona em momento algum. Honre a Deus e agradeça a ele seu cuidado para com você.

                    Hans Kellert, Valinhos-SP

A angústia até pode vir, mas em Jesus Cristo a vitória é certa.
                                          
Sempre o bem! (07.10)
LEITURA BÍBLICA: Levítico 11.44-45

Não nos cansemos de fazer o bem. (Gl 6.9)

A fundadora de um grande orfanato no sul da Índia, a finada Amy Carmichael, admoestava as jovens: "Olhem, Deus nos deu só uma boca, mas duas mãos." Elas gostavam muito de cantar e falar, mas nem sempre de cuidar das criancinhas recém-chegadas ao orfanato. Precisavam aprender, como notamos no nosso texto, que o resultado da salvação em Cristo deve ser visto na nossa disponibilidade de ajudar. Para tanto, se você é cristão, nossa leitura revela que Deus o salvou por enviar o seu Espírito para o santificar, ou seja, separá-lo especialmente para crer em Cristo. Encaminhou-lhe a mensagem para que se convencesse da verdade do evangelho. Operou no seu íntimo para o induzir a tomar uma decisão. Deu-lhe a fé para crer nele como seu único Salvador. Tudo aconteceu pela pura graça de Deus (Ef 2.8), para que o resultado fosse não somente a salvação eterna da sua alma, mas a mudança na direção da sua vida. E o  alvo? Ser você alguém que viva o seu dia a dia fazendo o bem, "tanto em atos como em palavras". A vontade de Deus é claramente que sempre façamos o bem e não o mal. Ele nos  capacita a superar o mal pelo bem porque não precisamos obedecer à tentação, uma vez que já morremos para o pecado e vivemos para Deus. E quando falhamos, convida-nos a confessar o nosso pecado e pedir-lhe o perdão. Sobretudo precisamos crescer no conhecimento do Senhor e procurar positivamente o bem do próximo. É ajudar em casa sem ninguém pedir; dedicar tempo ao intercâmbio com os filhos; buscar oportunidades de ajudar um vizinho; deixar de passar adiante o "ouvi dizer" que poderia prejudicar alguém; deixar outro avançar no trânsito; procurar ajudar na igreja com algo que não seja considerado tão importante. "Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm (Hb 13.16). Pelo Espírito, os primeiros cristãos zelavam uns pelos outros!

              Teodoro Laskowski, Abbotsford, Canadá

fazer o bem não conquista a comunhão com Deus, mas é fruto dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário