domingo, 6 de novembro de 2011

REFLEXÃO DA SEMANA:

A pesca maravilhosa(06.11)
...mas sob a tua palavra lançarei as redes. (Lucas 5.5b)
Jesus ao se sentir apertado pela multidão que o seguia para ouvir a palavra de Deus, aproveitou a oportunidade de se encontrar junto ao lago de Genesaré e resolveu usar um dos dois barcos que se encontravam junto à praia do lago. O barco usado foi o de Simão. Jesus e Pedro afastaram-se um pouco da praia, e ali, sentado diante daquela paisagem, cercado por uma multidão que o acompanhava, começou seus ensinamentos em determinada manhã. Qual o cristão autêntico não gostaria de fazer parte daquela aula. Uma lição sobre discipulado. Sobre confiar no sustento de Deus. Gosto de pensar o que Jesus falou sobre a alegria de cumprir o destino pessoal, seguir o chamado que cada pessoa recebe. Quando acabou de falar, disse a Simão: lançai as vossas redes para pescar. Na cabeça de Pedro, aquela era uma tarefa à toa que servia apenas para agradar Jesus. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Pedro estava relutante num primeiro momento, mas, ao mesmo tempo em que chamou Jesus de “mestre”, ele, com uma ponta de má vontade, fez com que seus homens baixassem as redes, apesar de tê-las limpado a manhã inteira. Poucos momentos depois, porém, Pedro sentiu um puxão nas redes e descobriu que a linha que as segurava estava a ponto de quebrar. Lucas narra que as redes encheram-se tanto que começaram a rasgar que a carga foi tão volumosa que precisou ser recolhida em dois barcos que se encheram tanto a ponto de começarem a afundar.
A lição objetiva de Jesus fez com que Pedro caísse de joelhos diante do mestre do amor.
Assim como Pedro, nós também, pecadores, somos convidados sob a palavra do Mestre lançarmos “as nossas redes”: diante das nossas dificuldades, provações, tribulações; pois é prostrado aos pés de Jesus que nasce em nós uma consciência de que Jesus não foi um homem comum: ELE É A REVELAÇÃO DE DEUS. A pecaminosidade não consegue sobreviver na presença da glória divina. Tanto Isaías quanto Pedro compreendeu as conseqüências de um contato direto com Deus. Por entender que era um homem manchado pelo pecado Pedro temia Jesus.
Ao mesmo tempo em que Pedro, João e Tiago, irmão de João, tremiam diante de seu messias, ouviram as palavras que mudariam a vida deles para sempre: Jesus disse: “não tenham medo; de agora em diante você será pescador de homens.
Este foi o chamado daquele grupo de pescadores.
E você já descobriu o seu chamado? O chamado para cumprir o propósito não vem de dentro. Seguir um chamado – cumprir o propósito da vida – não é tão complicado nem tão misterioso quanto parece. Começa quando você percebe que Deus criou cada pessoa com um projeto singular e um propósito especial. Infelizmente, o pecado e o egoísmo transformaram o cumprimento de um propósito numa coisa impossível. O gerando dificuldades, com isso a vida pecado cria barreira entre o projeto divino para nós e o caminho que nos é ordenado, perde a razão de ser; a existência se torna sem cor, sem sentido e até mesmo o prazer e o sucesso não nos trazem satisfação, mas tudo isso também pode criar a oportunidade e os meios para que Deus cuide de nossa alma adoentada pelo pecado e nos coloque no caminho certo.
Somente Deus, que nos deu um plano e um propósito, pode eliminar e remover o pecado, pois um relacionamento adequado com Deus não pode ser ganho ou merecido, uma vez que jamais podemos fazer o suficiente ou nos tornar suficientemente bons para obter o favor de Deus. A vida longe do nosso chamado sempre será vazia. Jesus não deixou os homens que viviam na costa do mar da Galiléia sem esperança ou orientação – assim como não deixa nenhum de nós. Onde caímos, Jesus foi bem sucedido. O único que conseguiu reconhecer e seguir seu propósito desde o início, foi Jesus. Somente ele foi capaz de obedecer ou agradar a Deus completamente. Sua missão divina era abrir um caminho para que cada um de nós pudesse fazer o mesmo. Jesus preparou o caminho e possibilitou que seguíssemos nosso destino, ao passo que, por nós mesmos, não teríamos esperança alguma. Podemos encontrar e cumprir nosso propósito ao responder ao claro e simples chamado de Jesus Cristo: “siga-me”. Jesus é a porta para a realização de nosso destino, no qual o projeto divino e o propósito ordenado por Deus vivem em perfeita harmonia. Precisamos entender o princípio que Jesus nos ensina: “comigo, vocês poderão fazer tudo; sem mim, tudo o que vocês fizerem resultará em nada”. Quando estivermos prontos para aceitar essa verdade, aí nós teremos olhos para ver e ouvidos para ouvir o chamado de Deus para perseguirmos o propósito em nossas vidas, deixaremos tudo para trás e responderemos ao chamado de Jesus. “eis-me aqui Senhor”!

Aloisia Novais Souza, Jequié-BA

Sua missão divina era abrir um caminho para que cada um de nós pudesse fazer o mesmo. Jesus preparou o caminho e possibilitou que seguíssemos nosso destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário