quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pão Diário


Um coração bondoso (09.11)
LEITURA BÍBLICA: Atos 9.36-43

DORCAS
[Pedro]... apresentou-a viva(At 9.41).

Você não achou desafiador o encontro com Dorcas, uma mulher que amou a Deus, a seu povo (por meio de ações, não de palavras) e que foi amada por ele? Mais desafiador ainda foi saber que o amor dela pelo povo foi demonstrado por atitudes práticas, ao costurar túnicas e vestidos! O amor que Dorcas confeccionava roupas para as viúvas da igreja nos leva a compreender por que sua morte causou tanta tristeza, levando tanta gente a fazer uma súplica a Deus.
A súplica. Quando a igreja tomou conhecimento da perda de sua tão querida Dorcas, dois discípulos de Cristo, seus conterrâneos, procuraram o apóstolo Pedro. Não havia Pedro curado um homem paralítico em Lida? Talvez ele também pudesse usar seu poder divino a favor de Dorcas!
A apresentação. Pedro acompanhou os discípulos até a casa da querida Dorcas. As viúvas o cercaram mostrando-lhe as roupas que Dorcas fizera para elas. Depois de dispensar todos os que estavam no quarto, Pedro ajoelhou-se, orou e, voltando-se para o corpo, disse: “levanta-te”. Quando Dorcas começou a se movimentar, Pedro ajudou-a a levantar-se e apresentou-a viva aos crentes e viúvas!
O que mais nos chama a atenção na história desse grupo de crentes é a bondade. Sabemos que Dorcas possuía um coração cheio de bondade e de piedade, porém, vamos considerar outros elementos da bondade de Deus na milagrosa ressurreição de Dorcas e nas coisas boas que aconteceram em decorrência disso:
1.   Deus foi glorificado. Ninguém, a não ser Deus, tem poder para ressuscitar uma pessoa. Oh, quanto ele deve ter sido louvado!
2.   A fé foi divulgada. A Bíblia nos diz que muitos creram no Senhor em decorrência do milagre de Pedro. Que Deus também possa ser louvado por isso!
3.   O povo ficou feliz. A alegria tomou conta da igreja de Jope: Dorcas estava de volta! Aquela mulher carinhosa, zelosa e generosa, que amava o povo e a Deus, estava viva!
 Examine seu coração. Será que ele está repleto do     amor e da bondade de Deus a ponto de levá-lo a praticar boas obras para ele e seu povo? Seus lábios não se cansam de louvar a Deus por sua bondade? O salmista diz o seguinte: “Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!” (Sl 107.8). Faça isso agora mesmo!
Elizabeth George (Livro Mulheres que amaram a Deus)


Nenhum comentário:

Postar um comentário