segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mulheres unidas em Cristo

buscando edificação...


... no relacionamento conjugal

QUINTA LINGUAGEM DO AMOR
Toque físico
(parte 1)



O toque físico também é um poderoso instrumento para comunicar amor no casamento. Segurar as mãos, beijar, abraçar e manter relações sexuais são formas de comunicar amor ao cônjuge. Para alguns, o toque físico é a linguagem primordial. Sem isso, não se sentem amados. Com isso, o reservatório emocional dessas pessoas é abastecido e elas se sentem seguras do amor de seu cônjuge.
O toque físico pode fazer ou desfazer um relacionamento. Pode comunicar ódio ou amor. Para a pessoa cuja principal linguagem do amor é o toque físico, essa mensagem falará muito mais alto que declarações do tipo “eu te odeio” ou “eu te amo”. Uma palmadinha é crucial para qualquer criança, mas é devastador para aquela cuja principal linguagem do amor seja o toque. Um abraço carinhoso comunica amor a qualquer criança, mas para aquela cuja linguagem primordial do amor é o toque físico, transmite esse sentimento de forma muito mais intensa.
Com os adultos acontece o mesmo.
No casamento, o toque físico pode se manifestar de muitas maneiras. Considerando que há receptores sensíveis ao ato espalhados por todo o corpo, tocar amorosamente seu cônjuge em praticamente qualquer parte da anatomia pode significar uma expressão de amor. Isso não quer dizer que todos os toques acontecem da mesma forma. Alguns proporcionarão mais prazer a seu cônjuge que outros.
Seu melhor professor será seu cônjuge. Afinal, ele é o objeto de seu amor. É ele quem melhor sabe o que lhe parece um toque de amor. Não insista em tocar seu marido ou sua esposa à sua maneira ou no momento que você acha apropriado. Aprenda a falar o dialeto de amor de seu cônjuge. Não cometa o erro de acreditar que o toque que lhe proporciona prazer faz o mesmo por ele.
Toques de amor podem ser explícitos e demandar concentração total, como um afago nas costas ou preliminares que levem à relação sexual. Entretanto, podem ser implícitos  exigir apenas um momento, como colocar as mãos nos ombros do cônjuge enquanto enche a xícara de café ou tocar seu corpo no dele quando passa pela cozinha.
Toques de amor explícitos obviamente levam mais tempo, não apenas por conta do toque em si, mas também para o desenvolvimento de melhor compreensão no que diz respeito a comunicar amor a seu cônjuge dessa maneira. Se uma massagem nas costa comunica amor de modo claro a seu cônjuge, então o tempo, o dinheiro e a energia que gasta para aprender a ser um bom massagista serão bem investidos. Se a relação sexual é o primeiro dialeto de seu cônjuge, então ler e discutir sobre a arte do sexo potencializarão a expressão desse amor.
Toques de amor implícitos exigem pouco tempo, mas muita reflexão, especialmente se o toque físico não é a sua principal linguagem do amor e se você foi criado em uma família que se expressava dessa forma. Sentar juntos no sofá enquanto assistem ao programa de televisão favorito não exige tempo extra, mas pode falar de modo eloquente sobre seu amor. Tocar em seu cônjuge quando passa perto dele não toma quase tempo nenhum. Tocar quando você sai de casa e quando retorna pode significar um rápido beijo ou abraço, mas terá muito valor para seu cônjuge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário